Uma das dificuldades mais comum entre os pregadores iniciantes está em saber diferenciar entre a IDEIA EXEGÉTICA e a PROPOSIÇÃO de um sermão. Vou dar a você algumas orientações quê te ajudarão a superar essa dificuldade:
A ideia exegética é o resultado do estudo exegético, ou seja, da aplicação dos princípios de interpretação da Bíblia (Hermenêutica). O propósito dela é ESCLARECER A IDEIA QUE O AUTOR BÍBLICO TRANSMITIU AOS PRIMEIROS OUVINTES. Normalmente a escrita da Ideia Exegética é marcada pelos verbos no pretérito (passado), os nomes do autor e dos destinatários (quando houver) e o princípio espiritual revelado pelo texto.
Veja um exemplo de redação de uma Ideia Exegética: PAULO PEDIU COMO PAI AOS CRISTÃOS GENTIOS DE ROMA QUE SANTIFICASSEM SEUS CORPOS NO CULTO A DEUS, POIS ESSE É O CULTO QUE AGRADA A DEUS.
Vejamos agora a proposição.
A proposição É UMA AFIRMAÇÃO DO PRINCÍPIO BÍBLICO DESCOBERTO PELA EXEGESE DITA DE FORMA CONTEXTUALIZADA À IGREJA DOS NOSSOS DIAS.
Você irá encontrar o princípio espiritual da proposição na ideia exegética. No exemplo acima o princípio espiritual (válido em todo tempo, no passado, no presente e no futuro) é: O CULTO QUE AGRADA A DEUS REQUER UM CORPO SANTIFICADO (esse princípio pode ser dito de outras formas, contanto que comunique a mesma coisa na sua essência).
Diferente da ideia exegética, a proposição é dita (quase sempre) com o verbo no presente do indicativo. Por exemplo: DEVEMOS SANTIFICAR OS NOSSOS CORPO NO CULTO A DEUS.
Faça a ideia exegética buscando ouvir o que foi dito no passado e comunique com as suas palavras no presente o mesmo princípio dito outrora, essa última parte é a proposição do seu sermão.
Bons estudos!
Se você deseja se aperfeiçoar na pregação das Escrituras faça o CURSO ONLINE DE PREGAÇÃO EXPOSITIVA - O PASSO A PASSO DO SERMÃO EXPOSITIVO. Clique aqui e assista grátis a aula introdutória: https://go.hotmart.com/I15742676D
Boa noite, quero agradecer o conteúdo contido nesta exposição, obrigado!
ResponderExcluirQuero agradecer o conteúdo explico aqui, obrigado!
ResponderExcluir