Páginas

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

O que é uma pregação?

O que é uma pregação? A pregação precisa ser compreendida antes de nos deter em qualquer outro assunto da homilética - a arte da pregação e entrega de sermões. Pregar tem haver com duas coisas: o caráter da mensagem que levamos e o que essa mensagem requer das pessoas que nos ouvem. 

A mensagem que levamos é a revelação de Deus contida nas Escrituras. Embora Deus se revele de forma geral por meio da criação e da consciência do homem, nós só podemos conhecer o seu evangelho por meio da Bíblia Sagrada. 

O pregador tem o dever de pregar o evangelho quando se dirige a seus ouvintes. O evangelho é a mensagem mais poderosa que ele pode dizer quando se dirige à congregação. Essa mensagem é “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm. 1.16). 

Uma vez que o evangelho é proclamado Deus exige uma resposta daqueles que ouvem a sua mensagem. 

Alguns ouvirão e aceitarão, outros rejeitarão e continuaram a viver em trevas. Essa escolha implica salvação ou juízo sobre a vida de todos que ouvem o evangelho. O pregador deve atentar para seu ministério com muito temor, pois as palavras dele têm implicações eternas sobre a vida de quem escuta sua pregação. 

Tome cuidado para que sua mensagem não seja apenas declarações de juízo. Você deve apresentar as boas novas aos que te ouvem. A proclamação do evangelho coloca diante dos ouvintes o caminho da vida e o caminho da morte. 

Se preocupe com a o conteúdo da mensagem que você tem anunciado em sua pregação. Pregação é verdade aplicada. Observe o que eu disse. Não existe pregação se apenas histórias e proposições são explicadas e afirmadas. A pregação é o ato de mostrar as implicações de tais coisas na vida das pessoas que nos ouvem. 

A verdade do texto bíblico precisa ser elucidada e logo em seguida aplicada. Um remédio prescrito só faz bem ao doente se for aplicado. Não adianta saber que um comprimido de Paracetamol pode aliviar a febre, é preciso ingeri-lo para que o efeito seja sentido. 

O conteúdo da mensagem que pregamos deve ser levado à vida das pessoas que nos ouvem. Elas saberão que a Bíblia é verdadeira quando experimentarem com a mente e com o coração aquilo que dizemos. 

Pregação não é um discurso sobre um tema. 

Não é difícil encontrar alguém que acredita que pregou depois de ter falado todos os aspectos de uma doutrina. Quando pregamos não estamos apenas explicando as relações entre as partes de um texto. Tudo isso está na pregação, mas o ato de pregar só acontece quando o princípio do texto bíblico faz algum sentido na vida das pessoas que nos ouvem. 

Portanto, escolher um texto bíblico e falar sobre ele não é o mesmo que pregar.  

Nós recebemos a responsabilidade de levar o evangelho à vida das pessoas. Para sermos fiéis a essa obrigação precisamos fazer com que a verdade de Deus ganhe sentido na vida dos nossos ouvintes. 

Portanto, dedique-se a conhecer todos os aspectos históricos, literários e teológicos das Escrituras, mas não deixe que a sua pregação se limite a isso. Aplique esses conhecimentos na vida das pessoas que te ouvem. Dessa forma você de fato estará pregando. 

Que Deus ilumine o teu ministério!

Um comentário: