Páginas

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Esboço expositivo em Habacuque 3.17-19

Hc. 3.17-19 – COMO SUPERAR AS INCERTEZAS DO AMANHà

Um novo ano se aproxima e como ele muitas incertezas. Talvez você esteja a se perguntar:

1. Será que permanecerei no mesmo emprego? Muitas vezes o nosso coração é dominado pela ansiedade que só nos faz mal. Não dormimos pensando na possibilidade de não ter mais o trabalho amanhã.

2. Ou você talvez esteja tomado pela incerteza em sua família. Será que haverá alguma mudança nas tribulações do seu cônjuge, seu filho e enteados? 

É fato que só Deus conhece o amanhã. Quando desejamos ter os atributos de Deus somos atirados em preocupações que nos abalam e nos entristecem.

Você está pronto para o amanhã? Será que você pode dizer como Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Fp. 4.13)?

O profeta Habacuque estava pronto para o amanhã:

1. Os Caldeus viriam como juízo de Deus sobre Judá. O profeta viu a destruição iminente da terra, porém sua alegria permaneceu inabalável. Mesmo que não restasse nenhum grão sequer na terra, ele estava firme em Deus.  

As incertezas do amanhã nunca abalarão aquele que confia no socorro de Deus. O profeta Habacuque nos dá três lições que precisamos aprender diante das incertezas do amanhã. 

I. Deus é o motivo da alegria dos seus servos - e não as incertezas do amanhã (v. 17,18)

1. A escassez do sustento não seria capaz de entristecer o profeta Habacuque (v. 17 “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videira; ainda que a colheita da oliveira decepcione, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas desapareçam do aprisco, e nos currais não haja mais gado,”). A subsistência do profeta estava em risco. Os babilônios devastariam tudo. Essa ação era o juízo de Deus sobre a corrupção de Judá. Contudo, aquela situação não arrancaria do coração do profeta a sua alegria. Mesmo em diante da fome e da miséria sua alegria estaria firme. 
 O amanhã pode nos trazer grande escassez e nossa alegria não pode está naquilo que possuímos. Se pusermos nossa alegria no que temos ela não durará muito tempo. Quantos dias podem durar o alimento? Ou quantos anos podem dura um peça de roupa? Esses bens perecerão com o tempo e se a sua alegria se acabará junto com eles. 

2. A alegria inabalável está no Senhor (v. 18 “... mesmo assim eu meu alegro no Senhor, e exulto no Deus da minha salvação.”). É no Senhor que a nossa alegria se firma. Deus não muda e é bom em tudo que faz. Se o amanhã nos golpear com a escassez, em Deus estamos protegidos. Como diz o salmista (23.1): “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.”. Quem é cuidado por Deus tem sempre o que precisa. Ele sabe o que precisamos e por isso descansamos no seu cuidado.
 Se em 2019 a tua alegria foi abalada pelas perdas e prejuízos, em 2020 aprenda a colocar sua alegria em Deus. Com o coração satisfeito em Deus o pouco, ou o muito, serão a mesma coisa. Pois do Senhor vem o necessário para viver e nele podemos nos alegrar. 

Habacuque nos ensina que o motivo da nossa alegria deve está em Deus. Pôr a alegria nos recursos desse mundo é pedir para se entristecer, pois amanhã talvez eles não estejam mais lá. Porém, Deus permanece eternamente.

O que mais Habacuque nos ensina para lidar com as incertezas do amanhã? Que lição ele nos dá?

II. Deus é quem dá força aos seus servos em meio às incertezas do amanhã (v. 19a)

1. As adversidades não são capazes de enfraquecer aqueles que confiam em Deus (v. 19a “O Senhor Deus é a minha fortaleza.”; NVI “Força”). A força de Deus é uma daquelas graças que estão à nossa disposição. Ele diz através do profeta Isaías (41.10): “não tema, por eu estou com você; não fique com medo, porque eu sou seu Deus. Eu lhe dou forças; sim, eu o ajudo; sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça.”. É por isso que Paulo pôde dizer: (Fp. 4.13) “Tudo posso naquele que me fortalece.”. Habacuque sabia que Deus é quem dá forças para suportar os dias difíceis. Os caldeus não abalaria a esperança do profeta.
 Peça a força de Deus para enfrentar o amanhã. Não deixe para fazer isso só quando os dias difíceis chegarem. Prevenir é mais sábio do que remediar. Clame a Deus para que a tua fé débil seja fortalecida. Assim teu coração não será abalado por aquilo que você tem visto. 
As incertezas do amanhã não nos abalarão porque Deus é quem nos fortalece diante das intempéries do amanhã.

Por fim, o profeta Habacuque ainda nos dá outra lição para superar as incertezas do amanhã.

III. Deus é quem põe a vida dos seus servos acima das incertezas do amanhã (v. 19b)

1. Deus é quem habilita seus servos para enfrentar as dificuldades do amanhã (v. 19b “Ele dá aos meus pés a ligeireza das corças,”). O profeta se vê habilitado por Deus a enfrentar as adversidades. Assim como a corça que salta as montanhas mais íngremes, Deus faz o profeta saltar por entre problemas difíceis. Ele crê que é Deus quem dá essa habilidade (v. 19 “Ele dá...”). Sem ela corremos o grande risco de cair e nos machucar. 
 Peça a Deus habilidade para enfrentar dificuldades. Precisamos ter os pés ligeiros da corça diante das incertezas. Aprenda com Jesus a lidar com as adversidades. Em meio às preocupações da vida, ele disse aos seus discípulos: (Mt. 6.26) “Observem as aves dos céu, que não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, as sustenta. Será que vocês não valem muito mais do que as aves?

2. Em Deus o profeta andaria acima das dificuldades e não abaixo delas (v. 19b “... e me faz andar nas minhas alturas.” NVI “faz-me andar em lugares altos.”). Deus faz os que nele confiam andar por cima das dificuldades da vida. Da mesma forma que a corça anda nos altos das montanhas, os servos de Deus enfrentam os terrenos íngremes e escorregadios sem temor. Os problema não são maiores do que ele. Com a graça de Deus os seus filhos podem olhar para os problemas de cima para baixo.
 Em Deus podemos está acima dos problemas que virão. Nós não nos deixaremos diminuir pelas perdas que teremos. Nós temos o bem mais preciosos, que o tempo não destrói, nem as dificuldades podem tirá-los de nós. As incertezas do amanhã não nos causarão pavor pela perspectiva de Deus elas estarão debaixo do nossos pés. Portanto, mude a sua perspectiva. Veja o teu futuro pelos olhos de Deus.  

CONCLUSÃO

Ponha a sua confiança em Deus. 2020 certamente será um ano de muitas alegrias. Tenhamos essa certeza, pois Deus é o motivo da nossa alegria e ele nunca nos abandonará. Ele é o nosso socorro sempre presente.

Certa vez alguém perguntou ao equilibrista qual era o grande segredo para se equilibrar numa corda bamba. Pode-se pensar que seja o tipo de corda, ou a sapatinha usada na travessia. Não verdade o segredo é um questão de foco. O segredo é não tirar o foco daquilo que está fim da travessia. 

Deus está no fim da nossa travessia. Foque nele. Não se deixe levar pelo medo da altura, ou pelos ventos que soprarão no meio do caminho. Olhe para o Deus da tua salvação e o amanhã e suas incertezas nunca te abalarão.

Assista a exposição dessa mensagem clicando aqui: https://youtu.be/Np6D-Cm_XNw

Faça o CURSO DE PREGAÇÃO EXPOSITIVA - O PASSO A PASSO DO SERMÃO EXPOSITIVO. Clique aqui para fazer sua matrícula: https://go.hotmart.com/I15742676D

Um comentário: