Páginas

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Esboço expositivo em Lucas 22.31-34 - Confie em Jesus até as últimas consequências


Se nesse instante esta igreja fosse invadida por pessoas contrárias à fé cristã, e elas tentassem te fazer negar a Cristo, VOCÊ ESTARIA PREPARADO para ir até as últimas consequências por causa de Jesus?

Jesus sempre DEIXOU CLARO PARA OS SEUS SEGUIDORES de que eles passariam por grandes dificuldades nessa vida, SERIAM ATÉ MORTOS por causa dele (Mt. 5.11; Jo. 16.33; 2 Tm. 3.12).

No texto que lemos do evangelho de Lucas, Jesus, num diálogo com Pedro, alerta para a provação que este iria passar após a prisão do seu Mestre. No texto fica clara a onisciência de Jesus, ele revelou como Pedro o negaria - Jesus conhece o futuro de todos nós e nada lhe escapa. Assim, devemos CONFIAR NELE. Ilustração: Nós confiamos nas informações DE QUEM CONHECE O CAMINHO. Os que ignoram o caminho podem nos fazer mais perdidos do que antes.

Jesus nos conhece de verdade, por isso

I. Devemos confiar na ajuda dele contra o inimigo de nossas vidas (vv. 31,32)

1. Satanás é O MAIOR INIMIGO de nossas vidas. Ele estava sedento para PROVAR os discípulos de Jesus (v. 31). Jesus diz a Pedro de uma forma íntima (“Simão, Simão”) aquilo que pretendia Satanás sobre a vida dele.

·         O inimigo de nossas vidas não se cansa de buscar uma brecha para nos atribular (1 Pe. 5.8). No trabalho, na Universidade ele levanta pessoas que zombam da nossa fé a fim de nos testar. Quando Deus permite Satanás agir o estrago é sempre grande (v. Jó).

2. Contudo, Satanás não pode desrespeitar a intercessão de Jesus por nós. Jesus se revela como o intercessor de Pedro (v. 32 “Eu, porém, roguei por ti...”). Ele pede ao Pai para que a sacudida na vida de Pedro não fizesse a fé dele “desfalecer” (gr. “ekleípô”, se tornar insuficiente, faltar) (v. 32). Ele não tirou a provação, mas rogou graça para suportar a prova.
·         Jesus nunca deixa que Satanás nos prove além do que podemos suportar (1 Co. 10.13). Quem conserva no coração a fé em Jesus recebe dele o poder para se livrar dos embaraços de Satanás.

Jesus conhece o nosso coração. Sendo assim,

II. Devemos confiar nos planos que Jesus revela para nossas vidas (v. 32b)

1. Deus sabiamente USA O NOSSO ARREPENDIMENTO para o auxílio de outros. Qual foi a finalidade da provação de Pedro? Para que ele negaria Jesus? Para que na sua “conversão” (gr. “retornar”, “dar a volta”) ele pudesse dar força aos fracos (v. 32b). Esse era o plano de Deus para Pedro.

·         Deus tem uma história escrita para cada um de nós. Em alguns momentos ela será dolorosa, mas devemos confiar na bondade do nosso Deus. As nossas provações UMA VEZ SUPERADAS NOS PREPARAM PARA O SOCORRO dos mais fracos.

Então, o que devemos fazer diante dos planos daquele que nos conhece de verdade?

III. Devemos abrir mão de nossas forças e confiar só nele (vv. 33, 34)

1. A confiança em nossas forças nos impede de perceber a ajuda de Cristo. PEDRO ACREDITAVA QUE ESTAVA “PRONTO” para sofrer e até morrer por Jesus (v. 33 “prisão e morte”). Porém SE de fato ele estivesse pronto, a intercessão de Jesus não seria verdadeira. Confiante em suas forças PEDRO DESCREU DO AUXÍLIO DE CRISTO.

·         Quando ABRIMOS MÃO DE NOSSAS FORÇAS É QUE ESTAMOS MAIS FORTES. Nós só estamos prontos para seguir Jesus até as últimas consequenciais quando estamos fracos, QUANTO NÃO TEMOS NADA EM NÓS MESMOS PARA NOS APOIAR. É assim que a favor divino nos chega (v. 1 Co. 12.10).

2. A confiança em nossas forças se dissipa quando a provação chega.  Jesus revela que Pedro o negaria por três vezes quando a prova chegasse (v. 34). Diante da prisão de Jesus a ousadia de Pedro desvaneceria. DEUS ESTAVA TRATANDO PEDRO para que este CONFIASSE DE TODO CORAÇÃO, NÃO EM SI MESMO, MAS EM CRISTO JESUS.

·         As provas que passamos nessa vida provam o quanto confiamos em Cristo ou em nós mesmos. Precisamos abrir mão de toda presunção, como se tivéssemos peito para ser fiéis a Jesus com o apoio de nossas próprias forças.

CONCLUSÃO

Jesus tem diante dos seus olhos as nossas vidas. Ele sabe da nossa fraqueza, do quanto somos incapazes de segui-lo por nossas próprias forças. Portanto, esvazie-se de suas forças e confie nele. Assim nem mesmo as forças da morte e do inferno te farão desistir de Cristo.  

Acesse e se inscreva no nosso canal no youtube: ESCOLA DE PREGADORES (Clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário