Há pessoas que acreditam que Deus fala de forma ordinária quando lançam sorte sobre os textos das Escrituras. Fazem "roleta russa", um tipo de escolha aleatória, com os textos da Bíblia. Outrora, essa prática era muito vista nas caixinhas de promessas. A diferença era que na caixinha de promessas os versículos da Bíblia eram previamente escolhidos pelo fabricantes e mais fáceis de coincidirem com alguma situação do leitor.
Deus revelou sua vontade num livro. Logo, devemos buscar compreender o que Ele nos diz lendo e interpretando as palavras, frases e parágrafos da Bíblia.
Os místicos, que amam o mistério, sempre buscam ler a Bíblia pela hermenêutica do acaso. Para eles, quanto mais um texto bíblico coincidir com alguma situação, mais certeza eles tem de que ouviram a voz de Deus. Certamente eles terão que sabotar muitas de suas leituras, pois o que dizer dos números e genealogias da Bíblia. Que significado darão a um versículo escolhido ao acaso que diz: "de Benjamim, Abidã, filho de Gideoni;" (Números 1:11)? Não duvido que alguém ainda queira coincidir essa passagem.
Para ouvir a voz de Deus pelas Escrituras precisamos exercitar a leitura, a capacidade de interpretar letras, palavras e frases.
Deus falou aos escritores da Bíblia e sua voz continua a ecoar pelos seus escritos.
O leitor dos nossos dias precisa decodificar o que diz os textos da Bíblia usando as faculdades que Deus lhe dotou. Ou seja, é necessário usar os sentidos: visão, audição (ouvido interno) e tato (texto em braille) junto com a lógica. É por meio dos sentidos e da razão que o Espírito Santo comunica o amor de Deus.
Precisamos valorizar o estudo sério da Bíblia.
Ao menosprezar o uso ordinário de leitura acabamos desprezando o meio escolhido por Deus para falar ao seu povo.
Damos o devido valor a Bíblia quando aceitamos que ela é um livro, e como livro, deve ser usada como tal.
O estudo exegético deve ser familiar a todo cristão. Os mestres precisam simplificar as ferramentas básicas de interpretação para os leigos, pois o relacionamento correto do cristão com Deus depende da interpretação correta das Escrituras.
Não é bíblico, nem cristão, entregar a interpretação das Escrituras a um grupo seleto de especialistas.
A voz de Deus deve está disponível a todos que queiram. Porém, para que de fato ouçamos a Deus precisamos estudar seriamente a Bíblia. Esse estudo sério não pode prescindir de uma interpretação bem feita.
Portanto, leiamos a Bíblia Sagrada e ouçamos a voz de Deus. Não deixe se enganar pelo acaso. Palavras podem coincidir com ocasiões que você está passando, mas com certeza essa relação não é o método ordinário dado por Deus para ouvir sua voz.
Conheça a interpretação histórica-gramatical, que leva em consideração a história e a gramática para entender a Bíblia, e aplique seus princípios sob a direção do Espírito Santo. Assim você ouvirá de forma cristalina a voz de Deus e a sabedoria manifestada nas Escrituras.
Se você deseja se aperfeiçoar na pregação das Escrituras faça o CURSO ONLINE DE PREGAÇÃO EXPOSITIVA - O PASSO A PASSO DO SERMÃO EXPOSITIVO. Clique aqui e assista grátis a aula introdutória: https://go.hotmart.com/I15742676D
Nenhum comentário:
Postar um comentário