Ao meditar nas Escrituras do Antigo Testamento, a maior parte da Bíblia, encontramos uma série de REGRAS que nem sempre sabemos como lidar com elas. Alguns julgam que suas aplicações foram restritas ao uso CIVIL E CERIMONIAL do povo Hebreu.
Para que nós cristãos modernos possamos compreender a APLICAÇÃO dessas regras hoje é importante fazer a distinção entre PRINCÍPIOS e REGRAS NA BÍBLIA.
Você consegue diferenciar um do outro?
O princípio é o fundamento das regras. As regras são especificas e explicam como o princípio se aplica em determinadas circunstâncias.
Por exemplo: O princípio NÃO MATARÁS (Êx. 20.13) é explicado e aplicado na regra da CONSTRUÇÃO DE PARAPEITO no telhado da casa (Dt. 22.8), pois um sonâmbulo ou alguma criança levada poderiam se acidentar no telhado, ocasionando a morte. Com isso, somos instruído a CONSTRUIR NOSSAS CASAS SEM POR EM PERIGO A VIDA DAS PESSOAS AO NOSSO REDOR.
Observe que o princípio, ainda mais fundamental, é: AME AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO (Mt. 22.39,40). Quem assim faz, não mata e cuida para que não seja culpado de morte.
Essa distinção nos serve na hora de aplicar as Escrituras Sagradas às nossas vidas e nas dos nossos irmãos. Portanto, atentemos para ela a fim viver sob toda a sabedoria de Deus em sua Palavra.
Deus nos ilumine!
Parabéns. É a mesma coisa de OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE... Jesus disse se alguém bater em tua face então de a outra...
ResponderExcluirJesus não estava anulando aquela ..
Olho por olho não é pra arrancar o olho do outro, Deus estava dizendo que deve haver justiça.
Jesus disse que devemos ir além das expectativas, fazer mais do que esperam de nós...