Páginas

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Esboço Expositivo em Tiago 1.2-8 - Como obter sabedoria de Deus nas provações

Como obter sabedoria de Deus para suportar a traição de quem amamos e a provocação dos incrédulos?

Nossa sabedoria vem de Deus. Ele está pronto a nos fortalecer para suportar as dificuldades que a vida em Cristo nos traz.

As provações muitas vezes nos deixam se compreender o porquê de tantas lutas em nossas vidas. Elas trazem à tona as nossas fraquezas e nesses momentos precisamos da sabedoria divina para superá-las.

O texto de Tiago nos traz importantes orientações para os momentos de dificuldade que passamos nessa vida. Ele nos mostra que: Deus dá sabedoria a quem pede com fé, e nós devemos pedir sabedoria para enfrentar as provações da vida.

Sendo assim,

1. Devemos pedir sabedoria para enfrentar as provações da vida, porque as provações exigem sabedoria para compreendê-las.
Quando é que as provações exigem sabedoria?

1.1 Quando as tristezas por causa das nossas lutas querem interpretar as situações difíceis que passamos (v. 2 “Meus irmãos, tendo por motivo de toda alegria o passardes por provações”; v. 5 “Se, porém...”). Devemos nos alegrar nas provações (e não por causa delas). Ilustrar: As tristezas de um trabalho difícil (escultor) prova a qualidade do resultado final.

·         Peça a Deus sabedoria para interpretar as provações em meio a tua família. Não deixe que o desânimo seja o intérprete das tuas tribulações.

1.2 Quando relacionamos a nossa fé em Deus com as dificuldades que enfrentamos (v. 3,4 “sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos”). As dificuldades que sofremos fortalecem a nossa fé a fim de que sejamos perfeitos em Cristo.

·         Relacione a tua fé em Deus não com as circunstâncias difíceis que você tem passado, mas com a bondade de Deus.

Além das provações exigirem sabedoria para compreendê-las,

2. Devemos pedir sabedoria para enfrentar as provações da vida, porque Deus está disposto a dá sabedoria a todos que carecem dela.
Como sabemos que Deus está disposto a nos dá sabedoria?

2.1 Deus está sempre disposto a dá sabedoria aos que precisam (v. 5 “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhe impropera; e ser-lhe-á concedida”). A sabedoria de Deus está sempre à disposição dos que necessitam e querem ela (Pv. 2.6). Qualquer homem pode olhar para Jesus e ver nele a sabedoria de Deus (1 Co. 1.30).

·         Deus está disposto a nos ensinar como proceder retamente entre corruptos. Ele não nega a sua sabedoria se o nosso desejo for realmente tê-la.

Por fim,

3. Devemos pedir sabedoria para enfrentar as provações da vida, porque Deus aceita o pedido feito pela fé.
O que significa um “pedido feito pela fé”?

3.1 É um pedido a Deus que não julga o que Ele tem a oferecer (v. 6). Os irmãos não poderiam alcançar sabedoria se duvidassem do caráter de Deus. Ilustrar – Você já deve ter visto uma criança aceitar sem duvidar aquilo que o seu pai oferece.

·         A sabedoria de Deus só será de fato experimentada na provação se nós estivermos prontos a amar aqueles que nos afrontam sem duvidar de que isto seja o melhor para nós.

3.2 É um pedido a Deus feito com segurança e firmeza. Não podemos ser como uma onda impelida pelo mar, que hora está alta, hora baixa (v. 6b). Assim, nunca encontraremos sabedoria, apenas demonstraremos a nossa inconstância (vv. 7,8).

·         A sabedoria de Deus só é alcançada com a segurança da fé. Quem duvida dos caminhos do Senhor anda longe da sabedoria.

CONCLUSÃO

Uma irmã aceitou a Cristo e nas primeiras semanas de sua conversão ela se alegrou com a salvação que Deus havia lhe dado.

Quando os seus hábitos começaram a mudar ela entrou em conflito com a sua família. No meio daquela provação ela teve que entender que a sabedoria de Deus nos revela a vida de Cristo que precisamos seguir.

Portanto, peça com fé sabedoria a Deus em tuas provações e ele te abençoará com a vida de Cristo.  

Confira o nosso canal no Youtube: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário