Páginas

domingo, 28 de janeiro de 2018

Esboço expositivo de Êxodo 20.1-3 - Proteja o teu coração contra os deuses do nosso tempo


Aquilo que amamos nessa vida pode facilmente tomar o lugar de Deus em nossos corações. Por isso, precisamos sempre nos lembrar das palavras que o Senhor nos deixou: “Não terás outros deuses diante de mim”.

É importante conhecer o coração para que possamos escapar das garras dos deuses dessa vida. O nosso coração é uma fábrica de deuses.

Ele está inclinado a endeusar o dinheiro, um bem, uma posição social, o ego.

A passagem de Êxodo 20.1-3 revela o primeiro mandamento de Deus ao seu povo. Depois de tê-los libertado do Egito, Deus firma o seu relacionamento com Israel dando a eles ordens, dentre elas: não colocar quaisquer coisas dessa vida no seu lugar.

Sendo assim, aprendemos que Deus é único, e por isso nós devemos estar vigilantes contra os deuses que tentam roubar o nosso coração.

A primeira razão porque devemos vigiar nossos corações contra os deuses dessa vida é por que:

I. O nosso coração é pecador

1. Mesmo sendo salvos, ainda somos pecadores? Sim. Mesmo conhecendo o poder de Deus o nosso coração é rebelde à sua vontade. O mandamento dado a Moisés é destinado a um povo que havia visto o poder de Deus diante dos Egípcios. Mesmo sabendo do que Deus fez, o pecado em seus corações os inclinava para longe da vontade do Senhor.

·         Conhecer o poder de Deus em Cristo não faz de você alguém imune às inclinações do coração. Aquele que Jesus salva precisa ser alertado contra as inclinações do seu coração diante das tentações no trabalho, na escola etc.

2. Como o nosso coração pecador deve ser remediado? Pela palavra de Deus. Deus dirigiu suas palavras ao coração do seu povo. Moisés deveria pregar ao coração pecaminoso de Israel os mandamentos que ouvirá no Monte Sinai (v. 1). Assim eles conheceriam sua pecaminosidade e a graça de Deus.

·         As inclinações pecaminosas do nosso coração precisam ser corrigidas pela Palavra de Deus. Ele nos deu sua Palavra para que NADA nessa vida assuma o seu lugar.

Além de ser pecador, há outra razão pela qual devemos vigiar os nossos corações:

II. O nosso coração é naturalmente inclinado a fazer outros deuses

1. O coração tende a idolatrar aquilo que lhe faz bem. Deus (Yavé) lembra ao seu povo que foi Ele (e não outros deuses) quem os abençoou tirando do Egito (v. 2). Diante daquele livramento o povo não poderia atribuir a outro deus o seu livramento. Porém, Israel foi rápido em fazer um deus para si mesmo (v. Êx. 32.1,4).

·         Nosso coração se inclina para servir ao dinheiro uma vez que ele pode nos trazer alguns bens; podemos nos olhar no espelho e a amar demais nossas vidas a ponto de vivermos para nós mesmo (egoísmo). Diante de tudo o que nos faz bem devemos nos lembrar de que foi Deus quem nos salvou.

Por fim, o que Deus deseja que o nosso coração pecaminoso faça?

III. O nosso coração deve conhecer a Deus como único Senhor (Por quê?)

1. Deus é o único que nos livra da escravidão. O povo de Deus deveria saber quem era o seu verdadeiro libertador, aquele que os tirou da escravidão egípcia (v. 2). Eles foram tirados da servidão de uma nação pagã para servirem ao Deus santo e justo.

·         Outrora vivíamos escravizados pelo pecado da prostituição, do álcool e do fumo. Hoje conhecemos a Cristo Jesus, como o nosso libertador. Precisamos ter cuidado para que os deuses de antigamente não nos leve de volta ao seu cativeiro. Deus deve seu o único Senhor de nossas vidas.

2. Deus não faz parceria com outros deuses em nosso coração. O Senhor não toleraria qualquer outra coisa que assumisse o seu lugar no coração do seu povo (v. 3). Deus é único e não há como servir a ele e a outro deus (Mt. 6.24).

·         Vivemos cercados de deuses que lutam pelo nosso coração: dinheiro, prazeres, orgulho, etc. Nossos conflitos muitas vezes são gerados por causa de outros deuses em nosso coração (ver. orgulho). Ilustração – Uma autoimagem endeusada escraviza e afasta as pessoas de nós. Ao servir o ego podemos menosprezar nossos familiares e irmãos. Jesus é único é nos livra de todos os deuses dessa vida.

CONCLUSÃO

Deus foi quem nos salvou, contudo não eliminou o pecado de nossas vidas. Seu mandamento soa em nossos ouvidos como um alerta para a nossa pecaminosidade. Ninguém é capaz de cumpri-lo fielmente, mas aquele que vive pela fé em Cristo está vigilante contra os deuses que rondam o seu coração. Portanto, tenha cuidado com aquilo que deseja escravizar a tua vida.

Acesse o nosso canal no youtube e se inscreva para se manter atualizado: CLIQUE AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário