Páginas

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

3 razões pelas quais você deve confiar no poder de Deus em tuas pregações

De onde vem o poder da sua pregação?

Inúmeras são as técnicas disponíveis no mercado para persuadir aqueles que ouvem algum discurso. As empresas de publicidade vivem focadas em apresentar para os clientes alguma peça publicitária que toque os corações e leve os clientes a consumirem os produtos ofertados. 

De fato, elas têm sido muito eficientes em sua tarefa.

O segredo da eficiência de suas propagandas está na influencia das emoções sobre o comportamento humano. Com isso em mente muitas são as estratégias que tentam manipular o comportamento das massas. É assim que o mundo tenta convencer os seus ouvintes das suas teses.

Assista também: O que é homilética?

Para nós, pregadores, o poder de Deus em nossa mensagem se concretiza por meio das Escrituras Sagradas. Nós não dependemos de estratégias humanamente elaboradas para persuadir os homens. Deus nos confiou a sua palavra para que pela exposição dela os nossos ouvintes tenham os seus corações quebrados e os seus olhos desvendados para o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.

Sendo assim, devemos confiar na palavra de Deus em nossas pregações. Vejamos três razões pelas quais você deve confiar no poder de Deus em tuas pregações.

A PALAVRA DE DEUS CRIA

O mundo foi criado pelas palavras poderosas do nosso Deus. Do nada ele trouxe a existência o que não existia. Em Gênesis 1.3 diz: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (grifo nosso). As palavras proferidas pelo Criador geraram sem a necessidade de algo anteriormente. Essa é uma obra que aponta para o poder Deus manifesta por meio da sua palavra.

O pregador tem palavras poderosas quando é fiel em expor aquilo que Deus revelou na Bíblia Sagradas. As Escrituras são a revelação de Deus para os homens e quando estes ouvem o que Deus tem a lhes dizer vida nova pode ser gerada. 

Para que o poder de Deus seja manifestado em nossas pregações não podemos substituir as Escrituras por ideias humanas. O evangelho é poderoso, pois é por meio dele que Deus põe por terra as algemas que prendem o coração do homem aos deuses desse mundo.

A PALAVRA DE DEUS CONTROLA TODAS AS COISAS

Deus é quem sustenta todas as coisas com a sua palavra. Ele demonstra o seu governo soberano sobre o universo. Pela sua palavra as coisas acontecem. Como expressou o salmista: 

“Ele [o Senhor] envia as suas ordens à terra e sua palavra corre velozmente; dá a neve como lã e espalha a geada como cinza. Ele arroja o seu gelo em migalhas; quem resiste ao seu frio? Manda a sua palavra e o derrete; faz soprar o vento e as águas correm” (Sl. 147.15-18 – grifo nosso).

Os corações daqueles que nos ouvem estão nas mãos de Deus. É dele o poder capaz de guiar o homem até a cruz. Quando pregamos a palavra temos em nossos lábios as palavras daquele que é soberano sobre todas as coisas. Por isso, devemos manter a nossa confiança no seu agir.

Além disso, Deus cumpre de forma eficaz o seu desejo na história por meio da sua palavra. 

A PALAVRA DE DEUS CUMPRE A SUA VONTADE

O propósito maior de Deus é salvar pecadores da condenação eterna e fazer deles um povo que testemunhe pelas suas obras as virtudes divinas ao mundo (1 Pe. 2:9). Para que o seu plano seja concretizado na história ele nos deu a Bíblia. Ao anuncia-la nos tornamos instrumentos do seu agir na história. 

A palavra de Deus pregada com precisão alcança o propósito divino. Como nos diz o profeta Jeremias: 

“Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que o primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Jr. 55.10-11 – grifo nosso).

O que Deus está fazendo por meio da pregação nem sempre está diante dos nossos olhos. Muitas vezes Ele operará sem que vejamos os resultados de forma imediata. Contudo, devemos confiar no seu poder que opera por meio da proclamação fiel da sua Palavra. 

CONCLUSÃO

O poder do pregador não está nas estratégias da publicidade, mas no Deus que nos deu a sua Palavra como canal do seu poder. Portanto, estejamos confiantes em expor com fidelidade a vontade do nosso Senhor e assim sempre pregaremos poderosamente. 

Até o próximo post!

Assista e se inscreva no canal ESCOLA DE PREGADORES: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário