Se perguntássemos a maioria dos cristãos dos nossos dias: quem é Jesus? Presumo que encontraríamos duas categorias de respostas:
1. O Jesus como ponte para um desejo do coração. Esse é o Jesus daqueles que se aproximam de Cristo não pelo que ele é, mas pelo que ele pode dar;
1. O Jesus como ponte para um desejo do coração. Esse é o Jesus daqueles que se aproximam de Cristo não pelo que ele é, mas pelo que ele pode dar;
2. O Jesus moralista, que estipula várias regras e leis a fim de nos salvar. (Em nenhuma dessas categorias encontramos uma resposta bíblica).
No texto que lemos inicialmente encontramos algumas Palavras de Paulo dadas à igreja em Colossos. Aquela igreja enfrentava um forte ataque de uma seita religiosa chamada de Gnósticos, os quais celebravam o culto a anjos; não acreditavam em Jesus como homem.
Em Cristo está a excelência da revelação de Deus. Nele somos abençoados pelo Pai e por isso devemos conhecê-lo mais do que qualquer outra coisa nessa vida.
Hoje mostrarei três razões maravilhosas porque devemos conhecer bem a Jesus. Primeiramente,
I. Devemos conhecer a Jesus, porque por meio dele é que recebemos a nossa salvação
1. Fomos libertos por Deus da ignorância do pecado (v. 13 “Ele nos libertou do império das trevas...”). Nas trevas não se pode enxergar a salvação em Cristo. Deus enviou seu Filho para nos arrancar da escuridão do pecado e nos colocar na sua luz. No seu reino somos capazes de enxergar o amor de Deus revelado em seu Filho, Jesus (v. 13b. “... nos transportou para o reino do Filho do seu amor”). Em Cristo o preço pelo nosso pecado foi pago (v. 14 – “Remissão = preço pago por um escravo”).
· O pecado nos cega para o amor de Deus. O homem sem a luz de Deus vive em trevas buscando um sentido para sua vida, mas aqueles que fora libertos da ignorância e da cegueira espiritual podem viver livremente no amor de Cristo.
Além de receber a nossa salvação em Cristo,
II. Devemos conhecer a Jesus, porque por meio dEle encontramos o propósito de toda a criação - inclusive o nosso propósito
1. Jesus é o sentido para o qual toda a criação deve caminhar. Ele é o “primogênito da criação” (v. 15). Ou seja, o primeiro gerado por Deus. Obs. Na mentalidade judaica o primeiro filho gerado tinha proeminência sobre aquele que viria depois. Um filho mais velho assumiria a responsabilidade na família (v. direito de primogenitura Gn. 25.31,32 – Jacó e Esaú). Como primogênito Jesus tinha autoridade sobre toda a criação.
2. Jesus é a pessoa em quem toda a criação (visível e invisível) encontra o sentido, pois nele foram criadas todas as coisas (v. 16 – “Tudo foi criado por meio dele e para ele”). Quando o pai estava chamado a criação à existência era PARA JESUS que ele criou os luminares dos céus, os seres angelicais, os animais da terra e os seres humanos. Nele a criação encontrar seu verdadeiro sentido (v. Sl. 19.1).
· A vida sem propósito é deprimente. Os homens sem Cristo tentam preencher com paliativos a sua existência. Alguns mergulham de cabeça no trabalho, outros nas drogas e prazeres. No fim de tudo precisarão reconhecer que nada nessa vida é capaz de satisfazer plenamente, pois só em Jesus a existência é plenamente satisfeita.
· Jesus é a rocha de sustentação de toda a vida (cf. Mt. 7.24-26). Quem conhece a Cristo sabe o que significa harmonia com Deus, com o próximo e consigo mesmo.
Por fim,
3. Devemos conhecer a Jesus, porque por meio dele somos [a igreja] conduzidos em sabedoria a um novo céu e nova terra
1. Cristo foi nos dado para ser o nosso salvador e Senhor (líder) (v. 18a “Ele é a cabeça do corpo, da igreja”; 1 Co. 12.27). Assim como Moisés liderou o povo de Deus em direção à Canaã, assim também Cristo nos conduz a um novo céu e nova terra (que é “já e ainda não”). Em nossa caminhada aqui nessa existência temos por certa a presença de Cristo conosco (Mt. 28.20 “... eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”).
· É Cristo quem articula os membros do seu corpo, a igreja. Seu Espírito nos leva a agir com sabedoria em submissão à sua vontade. Através dos dons que recebemos, Jesus traz para essa existência sinais do por vim. Ele é o cabeça que liderar, orienta e cuida de cada membro do corpo, que é a igreja.
· É Cristo quem articula os membros do seu corpo, a igreja. Seu Espírito nos leva a agir com sabedoria em submissão à sua vontade. Através dos dons que recebemos, Jesus traz para essa existência sinais do por vim. Ele é o cabeça que liderar, orienta e cuida de cada membro do corpo, que é a igreja.
CONCLUSÃO
Quem é Cristo para você? O que acabamos de ouvir é a bendita revelação do Rei do Universo, que veio a este mundo para nos salvar e abençoar. Portanto, parafraseando o profeta: “conheçamos e prossigamos em conhecer a Cristo”. Ele é o conhecimento mais importante dessa vida.
Continua...
Continua...
Assista à pregação dessa mensagem: CLIQUE AQUI!