Páginas

domingo, 31 de dezembro de 2017

A bondosa soberania de Deus - Gn. 50.15-21

A BONDOSA SOBERANIA DE DEUS - GN. 50.15-21

1. O que você tem a agradecer a Deus no dia de hoje?
a. Em todas as circunstâncias que você viveu em 2017 você encontrou razão para agradecer a Deus?

2. A nossa história é um testemunho da soberana bondade do Senhor.
Ø  Soberania é o atributo de Deus pelo qual Ele sozinho controla todas as coisas que acontecem no universo.

Ø  Ilustrar: A soberania acontece no uso do dinheiro. Só você pode decidir como usá-lo.

Elucidar – Deus operou soberanamente sobre a vida de José, permitindo que ele fosse vendido como escravo para o Egito. Depois de enfrentar todas as dificuldades, José atribui tudo o que lhe aconteceu ao Deus soberano.

Vejamos como Deus revela sua soberania na vida do seu povo.

1. O Deus soberano

Está no controle de todas as circunstâncias, boas ou ruins, que nos acontecem
a. José havia perdoado os seus irmãos, pois entendia que Deus havia permitido todo seu sofrimento a fim de guardar o seu povo (v. Gn. 45:5 “Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou”). Contudo, seus irmãos ainda temiam a vingança do seu irmão (Gn. 50.15).

c. O salmista cria que Deus é o Senhor soberano de sua história e expressou isso dizendo: Sl. 139:16 “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”.

d. Quem confia na ação de Deus sobre sua história sabe que Ele tem sempre o melhor (Rm. 8.28).

2. O Deus soberano

Prova nossa fidelidade a Ele diante da fraqueza dos nossos adversários
a. A morte de Jacó trouxe à tona o caráter de José.
i. A morte de Jacó tornou os irmãos de José vulneráveis à vingança. Seus irmãos temeram falar com ele, primeiramente enviando um mensageiro (v. 16).

ii. A morte de Jacó revelou a sinceridade do perdão de José sobre seus irmãos. Os irmãos de José tinham dúvidas sobre o perdão que receberam (v. 17).

b. Jesus quando esteve diante dos que lhe crucificavam, disse: Lc. 23.34 “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”.
c. Em Cristo temos forças para perdoar os nossos devedores. Nessa vida Deus provará o teu caráter colocando os teus adversários prostrados diante de você.

3. O Deus soberano

Revela os seu agir ao coração de quem confia nele
a. José compreendeu o sentido de toda a trama que Deus permitiu em sua vida.
i. José compreendeu o seu lugar no que Deus estava fazendo: o lugar de servo de Deus – Gn. 50.19 “Respondeu-lhes José: Não temais, acaso, estou eu em lugar de Deus?”.

ii. José percebeu que aquilo que lhe trouxe tribulação Deus usou para a manifestação da sua bondade – Gn. 50.20 “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida”.

iii. José transformou a vingança em consolo ao coração daqueles que lhe fizeram mal – Gn. 50. 21 “Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim os consolou e lhe falou ao coração”.

CONCLUSÃO

Um ano se passou e muitas circunstâncias aconteceram em tua vida. Será que hoje você pode compreender o que Deus fez na tua história?

1.      Em 2018 abra os seus olhos para ver o que Deus irá fazer em você e através de você. Ele é o Senhor da tua história;

2.      Em 2018 esteja pronto para ser aperfeiçoado pelo Senhor soberano. Para isso ele provará o teu caráter em Cristo.


Que nesse novo ano aumentemos a confiança na bondosa soberania de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário